AREA PRIVADA

Publicações

Portuguese English French German Italian Russian Spanish
comiteo limpico stp

comiteo limpico stp

URL do Sítio:

Chefe do Governo recebe a Comissão organizadora do Primeiro Fórum Nacional do Desporto

Sua Excelência Dr. Jorge Bom Jesus,  Primeiro Ministro e chefe do governo,  recebeu na manhã desta sexta-feira em audiência, a Comissão organizadora do Primeiro Fórum Nacional do Desporto, composta pelos senhores ,  Ministro da Juventude, Desportos e Empreendedorismo, Vinício Pina,  Presidente do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, João Costa Alegre e Diretor Nacional de Desportos, Akadiry dos Ramos. 

 O encontro serviu para informar o Chefe do Governo dos trabalhos preparativos que estão em curso para a realização do fórum Nacional de Desportos, previsto para 10 , 11 e 12 de março do corrente ano e convidar a Sua Excelência a presidir a cerimónia de abertura do referido evento. 

A saída do encontro, o Presidente do Comité Olímpico considerou que estão reunidas as condições necessárias para a realização do fórum que tem como foco central extrair um plano estratégico de desenvolvimento do desporto nacional que o país reclama , para as próximas duas olimpíadas 2021-2024-2028. 

Na altura João Costa Alegre sublinhou que “O país precisa de um plano estratégico de desenvolvimento desportivo e na sua elaboração nós devemos debater os principais constrangimentos para encontrarmos conclusões e recomendações que nos permitem efetivamente elaborar este tão almejado plano estratégico. O país tem poucas condições ( financeiras, infraestruturas, recursos humanos etc.) por temos é nosso dever definir com clareza quais os desportos que queremos desenvolver para elegermos que modelo da pratica desportiva queremos para São Tomé e Príncipe .” 

Assim sendo, o fórum só será realizado neste ano,  uma vez que no ano 2020 , o mundo foi surpreendido com a pandemia do novo Coronavírus, que inviabilizou este e outros projetos.  

Desta feita, a equipa está empenhada em organizar o fórum ainda neste ano uma vez que considera que o mundo está voltando a sua rotina habitual, respeitando as restrições e as orientações sanitárias, com as novas descobertas científicas e as vacinas. Hoje já é possível tomar as precauções necessárias para prevenir o contágio através deste vírus.  Especialistas de países como Cuba, Cabo Verde, Portugal e da Solidariedade Olímpica estão a ser convidados para darem a sua contribuição. Uns tomarão parte de forma presencial e outros pelos constrangimentos participarão de forma virtual através de videoconferência. 

Vinício Pina, Ministro que tem a tutela dos Desportos, por sua vez assegurou que da parte do Governo o fórum será realizado em parceria com o Comité Olímpico de STP, por um lado, e, por outro, que já se tem agendada uma nova data alternativa para a sua realização, tendo em conta a empecilho que nos foi colocado no ano transato pela pandemia. “Assim sendo, o evento terá lugar nos dias 10, 11 e 12 de Março que culminará com os 44 anos do dia Nacional de desportos ”. 

 
 
 

Agate Sousa está cada vez mais perto das competições Tóquio-2021

Agate Sousa, atleta Sãotomense radicada em Portugal participou ontem no meeting Mário Moniz e deixou a sua marca. Agate que progrediu de 6,26 (ao ar livre) para 6,68 no comprimento, marca que em Portugal (considerando ar livre e pista coberta), apenas a recordista Naide Gomes até hoje superou. Estamos esperançosos que estes e outros resultados permitirão a sua qualificação para os jogos Tóquio-2021.

Assinar este feed RSS

ENTRAR or CRIAR UMA CONTA